segunda-feira, abril 11, 2005

50 anos passados ...

Foi no dia 30 de Novembro de 1954 que dois representantes da North American Baptist Association W.Burgess e T.O.Tollett chegaram a Portugal.No cais, a espera destes irmãos, encontravam-se os Pastores Joaquim Lopes de Oliveira e Manuel José Cerqueira, o primeiro pastoreando então a Primeira Igreja Baptista do Porto.Cremos que esta visita terá sido importante e motivadora na futura organização da Associação de Igrejas Baptistaa Portuguesas.
A A.I.B.P foi, depois, organizada em Viseu, em 23 de Janeiro de 1955, na sede da Primeira Igreja Baptista, onde se reuniram os representantes de quatro igrejas:
Pr.Joaquim Lopes de Oliveira(Igreja Baptista de Viseu),(da Igreja da terra do meu pai)Pr. Luís Caetano Lourenço( Igreja Baptista de Leomil),Pr.Agostinho de Matos(Igreja Baptista de Tondela),Irmã Odete C.Pires(Igreja Baptista da Guarda).
O objectivo inicial era criar uma Associação Baptista Regional, que começou por ser denominada "Associação de Igrejas Baptistas das Beiras".Contudo, as Igrejas, depois, insatisfeitas com o nome encontrado, voltaram a reunir, uma semana mais tarde, em 31 de Janeiro de 1955, e o nome foi definivamenta mudado, por unamidade, para "Associação de Igrejas Baptistas Portuguesas".
Primeira Direcção
Presidente:Pr Luís Caetano Lourenço
Vice:Pr Agostinho de Matos
Tesoureiro:Irmão José Rodrigues Figueiredo, da Igreja Baptista de Viseu.

Os primeiros anos da Associação, em 1962 havia dezoito igrejas baptistas integradas na A.I.B.P.e, em 1963, esse numero subia pa vinte. Em 1962 foi tambem iniciado, com dois alunos internos o Seminario Baptista da A.I.B.P.

Artigo da "Mensagem Baptistas nº192"

Sem comentários: